data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Wander Schlottfeldt (Diário)
O Hospital da Brigada Militar (HBM) de Santa Maria volta a ter, a partir da próxima semana, atendimento pediátrico pelo Instituto de Previdência do Estado (IPE) Saúde. A instituição vai retomar os plantões 24 horas na segunda-feira depois de ter suspendido essas consultas durante a pandemia.
O atendimento pediátrico foi suspenso por causa da baixa demanda e também porque era necessária a aplicação de recursos em outras áreas. Agora, a pediatria volta com investimento estimado de R$ 1,5 milhão por ano.
- Foi realizado um pregão eletrônico e já assinamos o contrato com a empresa que vai prestar o serviço no nosso hospital. O espaço já está pronto e equipado para receber as crianças - revela o diretor-geral do HBM tenente-coronel Edi Paulo Garcia de Ávila.
Prédio da Fonoaudiologia é inaugurado no campus da UFSM
Como o funcionamento da pediatria será 24h, serão quatro ou cinco médicos que irão se revezar no plantão. O HBM é o único que atende pediatria pelo IPE na cidade. A demanda não é apenas de famílias de militares, mas de todos que possuem o plano estadual de saúde.
- Nós nunca deixamos de prestar o primeiro atendimento às crianças. Só que elas chegavam aqui, passavam pela triagem e depois precisavam ser encaminhadas para o atendimento pediátrico especializado, no sistema público ou na rede particular da cidade - afirma.
AMPLIAÇÃO
Único hospital da BM do interior do Estado, a instituição de Santa Maria completou 75 anos em 2021. Neste ano, já foram abertos 13 novos leitos equipados com aparelhos em uma ala que estava fechada há mais de 15 anos. Também foi inaugurado o novo Centro de Reabilitação Fisioterápico e Neurológico. As obras de reforma no local foram realizadas pelos próprios policias militares com doações dos materiais feitas pela comunidade.
Para o início de 2022, o hospital aguarda o alvará da vigilância sanitária para começar a realizar cirurgias.
- Cumprimos todos os protocolos e falta só a questão burocrática. Estamos com o espaço equipado com três blocos cirúrgicos. Vamos reativar também o contrato de serviço de anestesia para as cirurgias - explica o tenente-coronel Garcia.
Hoje, o Hospital da Brigada Militar conta com um Pronto-Atendimento 24 horas adulto, médicos especialistas em traumatologia, urologia, ginecologista, dentista, farmacêutica, fisioterapia, além de um bloco cirúrgico que foi reformado e equipado. O outro hospital da BM do Estado fica em Porto Alegre.